COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS / Sessão Ordinária dia 13/04/2023

Sessão Ordinária dia 13/04/2023

13-04-2023

TRIBUNA: O vereador Guilherme Samuel Hickmann (MDB) salientou a ida para Porto Alegre na terça-feira, 04 juntamente do prefeito senhor Sidinei Moisés de Freitas (MDB) onde ambos visitaram diversas secretarias e do mesmo modo alguns aliados políticos do partido (MDB), durante a manhã foi realizada a visita a Secretaria de Logística e Transportes com o secretário Juvir Costela (MDB) ao qual foram levados vários recursos onde com a conclusão da ERS 421 ficou um pequeno problema na comunidade de Sete de Setembro vindo ao desmoronamento no Cemitério Católico da comunidade, então sabendo a dificuldade que as comunidades enfrentam para buscar recursos para construções. Por ser complicado o estado liberar verbas para essa finalidade, mas através de uma emenda o deputado e secretário liberou na faixa de R$ 18.000,00 para a compra de materiais e infelizmente não será feito todo o projeto com a mão de obra tudo mais. Também visitaram a Secretaria de Cultura onde cadastraram diversos projetos direcionados a cultura sendo que hoje o intuito do município é resgatar um pouco parte cultural em forma de orquestra, então foi registrado um projeto no valor de até R$ 100.000,00 para a compra de instrumentos musicais para poder proporcionar para as crianças uma orquestra no município. Em reunião com o vice governador Gabriel Souza (MDB) onde juntamente com o Secretário da Segurança Pública foram encaminhados e discutidos alguns projetos e pedidos a respeito do atual cenário que se encontra. O vereador Guilherme Samuel Hickmann (MDB) gostaria de deixar a sua opinião sobre a atual situação e realidade que os municípios estão enfrentando em frente as escolas e muito mais. “Eu acredito sim que é de suma importância a Câmara de Vereadores realizar uma Audiência Pública, mas também ao mesmo ponto entendo que eu acho que não é o momento de salientar e levar a tona muitos desses assuntos, pois está direcionada diretamente as crianças, parabenizo ao poder executivo por falar em cercamentos, aumentar nossos monitoramentos nas nossas escolas, mas a questão de guarda armado é uma situação muito complicada para se falar, pois precisamos nos perguntar: Será que as crianças estão preparadas para ver guardas armados na frente das escolas?”. Em conversa com a diretora da escola sobre essa situação que a linha de frente de uma escola são os professores e todos que estão lá vão se impor e dar a vida pelas crianças também, mas acima de tudo temos que pensar no psicológico delas como vão se comportar em frente a uma pessoa armada em frente a uma escola. O vereador Ivan Luis Henz (PSB) explica que é de suma importância a atualização dos instrumentos para a orquestra, esse serviço que é feito pela Secretaria da Educação e pelo colega Guilherme Samuel Hickmann (MDB) que foi elogiado pelo colega Ivan pela ida a Porto Alegre e também indo atrás do interesse da cultura que vem sendo feita pelo município, pois os frutos são conhecidos a frente e sempre trazendo isso com muito orgulho e dedicação dos envolvidos. O vereador ressaltou a importância do projeto de nº 020 dizendo que ele vem de encontro a tudo o que na Casa Legislativa está promovendo. A Sessão Pública não é uma sessão promovida por uma ou duas e sim pela Câmara de Vereadores de Sério gostaria que os colegas estivessem presentes na sessão que ocorreu na última segunda-feira, 17. Segundo o vereador “Justamente por se tratar disso, ser uma coisa de não normalizar essa violência nas escolas que a gente quer propor esse debate como uma forma ampla, porque se não for nesse sentido pessoal, daqui a pouco nós vamos ter um segurança, um guarda para cada criança, nunca vamos poder combater esse problema triste com a sociedade”. O vereador Ivan Luis Henz (PSB) falou que gostaria que o colega Guilherme pudesse estar na sessão porque os argumentos são muito importantes nesse momento. O intuito dessa Sessão Pública é ver os pontos de vista do pais, alunos e especialmente professores porque segundo o vereador: “Acredito que ninguém trabalha com medo, ninguém trabalha preocupado com a sua própria vida e muito menos com a das crianças, eu acredito que é essa a nossa função de promover esse debate e trazer para dentro desse jogo, dessa conjuntura Assistência Social, Hospital, Brigada Militar, Poder Público, Poder Legislativo, Poder Executivo porque todos nós temos deveres e direitos. Os pais também tem deveres como mencionado pelo colega Guilherme e uma sugestão de auto nível é que os pais possam se aproximar das suas crianças, possam saber qual é o conteúdo que elas estão consumindo, possam saber quais são as idéias dos seus filhos”. Pois numa conversa do vereador Ivan com a diretora da escola isso traz reflexos muito importantes com relação a alguns aspectos da segurança intra-escolar de aluno para aluno, o consumo de drogas, consumo de conteúdo nocivo e violento que tudo acarreta em prejuízos não só para o ambiente escolar, mas sim para toda a comunidade, reflexo disso que vivenciamos e muita gente acha que é algo distante, mas esse episódio aconteceu recentemente em uma comunidade do nosso interior onde foram chacinadas pessoas.